top of page
Buscar
  • Foto do escritorIFSJ

Reconciliados caminhemos...

NA RENOVAÇÃO DOS NOSSOS COMPROMISSOS BATISMAIS


oracao_vocacional_julho2024
.pdf
Fazer download de PDF • 235KB

C. Com grande alegria, novamente estamos aqui para elevar a Deus nossas orações pelas vocações:

T. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém

C. Na presença do Santíssimo, encontramos a paz e a força para nossas jornadas. Que nossa adoração seja um reflexo da nossa fé, renovando nossos corações e nos aproximando ainda mais do amor divino.

Bendito e louvado seja a todo momento: o Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo: como era no princípio, agora e sempre. Amém.

(Momento de Oração Pessoal diante do Santíssimo)

L1. Todos os batizados e batizadas devem unir-se ao serviço da comunhão da Igreja, caminhando juntos, assumindo nossas responsabilidades e renovando as mesmas diante das situações que causem divisão.

L2. Os compromissos: permanecer fiéis ao Espírito Santo, viver as virtudes teologais, morais e os demais dons, proclamar a nossa fé em Jesus Cristo. Também nos vincula a Jesus e à sua comunidade: ser sinal de partilha de dons.

L3. Vencer as barreiras sociais, culturais, econômicas e religiosas.

Todos: De graça recebemos, de graça repartimos e oferecemos.

L1. É por esta razão que a prática cristã torna a comunidade generosa, amorosa e libertadora.

C. Quais graças recebemos neste primeiro semestre? Podemos partilhar espontaneamente.

♪ Ao recebermos, Senhor / Tua presença sagrada / Pra confirmar Teu amor / Faz de nós Tua morada

Surge um sincero louvor / Brota a semente plantada

Faz-nos seguir Teu caminho / Sempre trilhar Tua estrada

Desamarrem as sandálias e descansem / Este chão é terra santa, irmãos meus

Venham, orem, comam, cantem, venham todos / E renovem a esperança no Senhor

C. Neste momento também queremos recordar a Páscoa do Beato Pe. Luís Caburlotto. Em 1892, depois de uma gripe, limitou muito suas presenças públicas, mas conservou até o fim a lucidez e a integridade das faculdades mentais.

L3. Faleceu em 9 de julho de 1897, invocando a Virgem Maria, assistido pelo Patriarca Giuseppe Sarto, futuro Papa Pio X. Tanto suas Filhas quanto todos os que o tinham conhecido estavam convictos de terem vivido ao lado de um homem de Deus.

Todos: Beato Pe. Luís Caburlotto, rogue por nós!

C. Rezemos pelas vocações e pelas famílias, a fim, de reconhecer o chamado de Deus e dando uma resposta consciente de se doar pela causa do Reino, em busca da santidade.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória



13 visualizações0 comentário
  • Foto do escritorIFSJ

Desejo encontrar a Deus: Sem perder a paixão pelos pobres, pelos homens e o cuidado incansável pelo crescimento espiritual de suas Irmãs, Pe. Luís vai preparando-se sempre mais para o encontro com Deus.


Os últimos anos de sua vida permaneceu quase que inteiramente em Veneza, onde passou a maioria do tempo acamado.

“Pede a Deus que sua doença seja breve, não por temor do mal, mas para não criar dificuldades aos outros e às Irmãs: Se a doença fosse prolongada, vós rezaríeis pela minha cura, e o Senhor que é bom vos atenderia, eu porém desejo tanto encontra-Lo.”

Nos últimos dias de vida recebe a visita amável e paterna do então Patriarca Sarto, que se tornará depois Pio X e ouve dele palavras animadoras: “De vossas filhas cuidarei eu.”

Na sexta-feira, 9 de julho de 1897, enquanto o sino, às três horas (15h), toca para lembrar aos cristãos a morte do Senhor, Padre Luís, invocando repetidamente Maria, expira na paz de Deus.


(Ilustração do Livro: Um homem de oração e ação: Luís Caburlotto!

Neste dia queremos recordar todas as Irmãs Filhas de São José que já estão na eternidade junto a Jesus e ao Beato Padre Luís Caburlotto.

0 visualização0 comentário
  • Foto do escritorIFSJ

                                            


Recordar é lembrar o coração das coisas bonitas que a vida pode nos oferecer se perseveramos no caminho do bem.

Dia 12 de junho, nós Filhas de São José, juntamente com os educadores, educandos, pais, amigos e voluntários, sacerdotes e representantes da comunidade santarritense celebramos os 97 anos de presença do Carisma do beato Padre Luís Caburlotto no Brasil.

Uma celebração belíssima, de certa forma, abriu as festividades em preparação ao centenário que ocorrerá em 2027.

A fanfarra formada pelos educandos acompanhou o andor do beto Padre Luís do Lar até a Igreja onde participamos de uma Missa festiva, profunda e comovente.



A caminhada pelas ruas nos recordou que o caminho se faz caminhando. Assim fizeram nossas 6 pioneiras irmãs que aqui chegaram. Como nos disse Padre Tadeu – sacerdote celebrante do dia – elas foram as 6 colunas sobre as quais o carisma se implantou nesta terra tão querida.

Um momento de Ação de graças recordou alguns aspectos do beato Padre Luís: sua bondade, seu amor aos prediletos de Jesus, sua dedicação à paróquia que lhe foi confiada... seus passos decididos sempre em direção de quem necessitava de ajuda. Sua fama de santidade logo se espalhou quando partiu deste mundo para cuidar de nós lá do céu.



Celebrar estes 97 anos de história é reconhecer o belo bordado que se vai delineando e feito a muitas mãos. Mão consagradas, mãos jovens, mãos experientes, mãos sofridas, mãos dedicadas, mãos prestativas. Ao longo dos anos, Deus foi tecendo nesta obra o seu Projeto de amor com a ajuda de tantos instrumentos preciosos. Como é bom olhar e ver que o caminho continua e que tantas e tantas gerações passaram e passam por esta casa, recebendo aqui atenção, acolhida e proteção.



Com o coração agradecido, pedimos a bênção para todos que fazem parte dessa História. E que, no decorrer dos anos, deixaram seu ponto de ouro no bordado que, com certeza, faz Deus sorrir.


A todos, sem esquecer ninguém, nosso reconhecimento e invocando a bênção paterna do padre Luís dizemos:


Muito obrigada!

0 visualização0 comentário

Blog IFSJ

bottom of page