Oração Vocacional - Fevereiro 2026
- há 1 dia
- 4 min de leitura

C. Reunidos hoje para rezar pelas vocações, colocamos diante do Senhor nossa disponibilidade. Que este tempo de penitência e renovação desperte em muitos corações o desejo sincero de servir. Que jovens e adultos tenham coragem de escutar a voz de Deus e responder com generosidade ao chamado para a vida sacerdotal, religiosa, missionária, matrimonial e leiga comprometida. Que a Quaresma nos ajude a compreender que toda vocação nasce do amor e se fortalece na cruz, tornando-se oferta e serviço para a Igreja e para o mundo.
- Sinal da Cruz -
C. Jesus disse “Peçam, e será dado a vocês” (Mt 7, 7); estas palavras mostram o poder da oração persistente e a promessa de resposta divina. Impulsionados por esta certeza estamos aqui mais uma vez em oração pedindo ao Senhor que mande Operários para a Tua Messe.
- Exposição de Jesus Eucarístico -
C. Graças e louvores sejam dadas a todo momento.
T. Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
♫ Senhor eu sei que é teu este lugar, todos querem te adorar, toma Tua direção,
Sim oh vem, oh Santo espirito os espaços preencher. Reverência à tua voz vamos fazer.
Podes reinar, Senhor Jesus, oh sim. Teu poder teu povo sentirá
Que bom, Senhor saber estás presente aqui. Reina Senhor, neste lugar.
Visita cada irmão, oh meu Senhor, dá-lhe paz interior e razões pra te louvar.
Desfaz todas tristezas, incertezas, desamor, glorifica o teu nome, oh Senhor.
C. A Quaresma nos conduz ao deserto, lugar de encontro profundo com o Senhor. No deserto aprendemos a confiar, a desapegar e a discernir. É nesse espaço de silêncio que Deus continua chamando: “Vem e segue-me”.
- Silêncio Adorante – tempo de Oração Pessoal -
C. Deus nos chama para vivermos a vocação que Ele tem preparado para cada um, para que sejamos verdadeiramente felizes.
L1. Assim como o fez Mateus: ...Jesus viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: “siga-me!”, ele se levantou e seguiu Jesus.
L2. Jesus também conta com pessoas que ao fazer experiencia de O conhecer, deseja que outros também O conheça.
L3. Como André que ouvia João Batista falar de Jesus passou a segui-Lo e convidou seu irmão Pedro.
Todos. Ó Senhor, desperta em cada membro da tua Igreja um forte impulso missionário, para que Cristo seja anunciado àqueles que ainda não O conhecem e aqueles que não tem fé.
♫ Alguém chama, ele me ama e me conduz e me quer feliz.
Ele fala, só escuto, paro mudo e o que ele me diz:
Vem me seguir, que eu caminho junto com você ao fim.
Depois da caminhada, você é feliz se deixa todas coisas só por mim.
Vem me seguir que o meu caminho é o da porta estreita, sim,
porém ao acabar junto de mim você vai entender porque é bom, é bom servir.
- Silêncio Adorante – tempo de Oração Pessoal -
C. A Vida Religiosa Consagrada (sinal do Reino) é uma antecipação do reino de Deus, através da entrega um sinal profético que mostra que Deus é o único absoluto. Rezemos para que os jovens tenham o coração dedicado exclusivamente ao serviço de Deus e dos irmãos. Apresentemos nossas preces ao Senhor, dizendo: Senhor, escutai a nossa oração.
1. Pai santo, desperta o coração dos/das jovens para o serviço amoroso, escuta e cuidado das pessoas. Rezemos ao Senhor.
2. Pai santo, pedimos para que, no meio de uma geração inquieta, chame e sustente corações generosos que renunciem à segurança pessoal pelo serviço do Evangelho. Rezemos ao Senhor.
3. Pai santo, pedimos que conquiste corações que busquem a santidade, consagrando-se a Deus através dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Rezemos ao Senhor.
4. Pai santo, Pedimos que envie jovens com espírito missionário que cheios de coragem, levem a mensagem de esperança, amor e conversão, sendo testemunhas da alegria do Evangelho. Rezemos ao Senhor.
5. Pai santo abençoai os casais para que se santifiquem mutuamente, tornando-se uma imagem do amor de Cristo transformando seus lares em Berço de vocações. Rezemos ao Senhor.
C. Peçamos a Maria Santíssima, mãe das vocações, que auxilie os jovens na escuta da Palavra e no seguimento generoso de Jesus Cristo:
1 Pai-nosso – 3 Ave-Marias – 1 Glória
C. Rezemos juntos, a Oração Vocacional, pedindo ao Senhor da Messe que envie operários:
“Jesus, mestre divino que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas. E continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Daí coragem às pessoas convidadas, daí forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!” (São Paulo VI, Papa)
- Reposição do Santíssimo e conclusão da oração -
Dica de Quaresma!
Neste tempo de conversão e escuta, somos convidados transformar a nossa oração em atitude concreta. Seguem algumas dicas de compromisso quaresmal pelas Vocações:
1. Rezar diariamente pelas vocações: reservar alguns minutos do dia para pedir ao Senhor que desperte e fortaleça as vocações na Igreja. Pode ser uma dezena do terço, uma jaculatória ou uma breve oração espontânea;
2️. Oferecer um pequeno sacrifício semanal: Escolher uma renúncia concreta (jejum, abstinência, deixar algo que gostamos, praticar o silêncio) oferecendo pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias e familiares;
3️. Incentivar e valorizar as vocações: Evitar críticas e desânimos; ao contrário, apoiar, encorajar e falar positivamente da vocação como caminho de felicidade e serviço;
4️. Escutar o próprio chamado: Perguntar-se diante de Deus: “Senhor, o que queres de mim?”A Quaresma é tempo favorável para discernir e renovar a própria missão.



Comentários