Oração Vocacional - Outubro 2025
- IFSJ

- há 7 dias
- 4 min de leitura

Caminhar com Esperança na Verdade, no Diálogo, na Confiança para Construir a Paz.
“Ser Peregrinos de esperança e Espalhar a Paz!”
A. Irmãs e irmãos, neste tempo de graça, mês Missionário, somos convidados a refletir sobre o valor inestimável da vocação que Deus concede a cada um de nós. Como povo em marcha, Ele nos chama a participar de seu projeto de amor e a testemunhar a beleza do Evangelho nas diversas formas de vida cristã.
- Sinal da Cruz -
Exposição de Jesus Eucarístico
Glória a Jesus na Hóstia Santa. / Que se consagra sobre o Atar
Que aos nossos olhos se levanta. / Para o Brasil abençoar
Que o Santo Sacramento / que é o próprio Cristo Jesus
Seja adorado e seja amado / nesta terra de Santa Cruz
L1. Com fé supliquemos ao Senhor da Messe que continue a despertar corações generosos e disponíveis, dispostos a seguir Jesus em vocações específicas a serviço da comunidade e da missão.
L2. Somos peregrinos porque fomos chamados, e neste Ano Santo, recordamos com confiança a promessa da Escritura: “a esperança não decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5). Com esse espírito, iniciemos a oração do santo Terço cantando.
Quando chamaste os doze pra te seguir / Sei que chamavas todos que haviam de vir
Tua voz me fez refletir / Deixei tudo pra te seguir / Nos teus mares eu quero navegar
Silêncio Orante
A. 1° Mistério - Vocação aos Ministérios Ordenados
L3. “Penso naqueles que acolheram o chamado ao sacerdócio ordenado, que se dedicam ao anúncio do Evangelho, que repartem a sua vida juntamente com o Pão Eucarístico pelos irmãos, que semeiam esperança e mostram a todos a beleza do Reino de Deus” (Papa Francisco).
1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
Tua voz me fez refletir, deixei tudo pra Te seguir / Nos teus mares eu quero navegar
A. 2°- Mistério - Vocação Matrimonial
L4. “A semelhança de Abraão, cada um dos esposos sai da sua terra desde o momento em que, tendo ouvido a chamada ao amor conjugal, decide dar-se ao outro sem reservas. Assim, o noivado já implica a saída da própria terra, porque exige percorrer juntos o caminho que conduz ao casamento.
L5. As diferentes situações da vida; a idade que vai passando, a chegada dos filhos, o trabalho, as doenças são circunstâncias em que o compromisso mutuamente assumido obriga cada um a abandonar a própria vontade, as certezas, os espaços de tranquilidade para sir rumo à terra que Deus promete: ser dois em Cristo, dois num só formando uma única vida... (Papa Francisco).
1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
Abençoa Senhor as famílias Amém / Abençoa Senhor a minha também!
A. 3°- Mistério – Vocação à Vida Consagrada- Religiosa
L1. Penso nas pessoas consagradas, que oferecem a sua existência ao Senhor quer no silêncio da oração quer na atividade apostólica, às vezes na linha de frente e sem poupar energias, servindo com criatividade o seu Carisma e colocando-o à disposição de todos que encontram” (Papa Francisco).
1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
Te amarei Senhor, Te amarei Senhor, eu só encontro a paz e alegria bem perto de ti.
A. 4°- Mistério- Vocação Laical
L2. Penso em todos aqueles que realizam, dedicadamente e em espirito de colaboração, o seu trabalho; naqueles que, em diferentes campos e de vários modos, se empenham por construir um mundo mais justo, uma economia mais solidária, uma política mais equitativa, uma sociedade mais humana, isto é, em todos os homens e mulheres de boa vontade que se dedicam ao bem comum” (Papa Francisco).
1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
Novo jeito de sermos Igreja/ nós buscamos Senhor na tua Mesa
5°- Mistério – Vocacionados para o Anúncio da Esperança
L3. Deixemo-nos, desde já, atrair pela esperança, consentindo-lhe que, por nosso intermédio, se torne contagiosa para quantos a desejam. Possa a nossa vida dizer-lhes: ‘Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor’ (Papa Francisco).
1 Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, 1 Glória.
A. Coloquemos nas Mãos de Nossa Senhora todos aqueles que teu Filho Jesus quiser chamar para O seguir em todas estas Vocações: Salve rainha... (rezado ou cantado)
Lado A. Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espirito Santo, que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho, ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.
Lado B. Continuai a encantar famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos, para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor, a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo.
Lado A. Despertai as novas gerações para a vocação aos Ministérios Leigos, ao Matrimônio, à Vida consagrada/Religiosa e aos Ministérios Ordenados.
Juntos – Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária, ensina-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria. Amém
Silêncio Orante
Te amarei Senhor, Te amarei Senhor, eu só encontro a paz e alegria bem perto de ti //




Comentários