Unidades de Assistência Social 

 

Assistência Social

Por que o Instituto das Filhas de São José do Caburlotto é uma Entidade Beneficente de Assistência Social?

 

Entidades Beneficentes de Assistência Social são entidades sem fins lucrativos, que prestam serviços gratuitos (total ou parcialmente) de assistência social, saúde ou educação a pessoas em vulnerabilidade econômica e social da nossa sociedade. A qualidade de beneficente de assistência social da entidade é certificada pelo Ministério da Assistência Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Saúde (MS) e/ou Ministério da Educação (MEC), conforme sua área de atuação. Para receber a certificação a entidade deve cumprir os requisitos estabelecidos da Lei nº 12.101, de 27 de Novembro de 2009 .

Aliado a toda uma legislação, o Instituto das Filhas de São José atua com a espiritualidade e carisma de seu Fundador Padre Luís Caburlotto, desenvolvendo ações que envolvem não apenas as competências profissionais, associadas à formação acadêmica do educador, mas, todo o seu ser, chamado a dedicar-se com prazer ao seu trabalho e a considerar uma honra desempenhá-lo, entendendo o dever de colocar-se diante do educando como "servo de seu crescimento", esforçando-se para conquistar sua estima e tornar-se amável para estabelecer um relacionamento de confiança, capaz de favorecer a ação educativa.

Assim, o estilo educativo proposto pelo Padre Luís valoriza a qualidade do relacionamento educador - educando, fundamentado no profundo respeito mútuo e na certeza de que o caminho privilegiado pelo qual passa a mensagem educativa não é a mera razão, mas o coração, revelando esta concepção em todas as ações desenvolvidas em todas as Unidades educativas mantidas pelo Instituto.

 

Na área da Educação o Instituto das Filhas de São José concentra os seus esforços para melhorar cada vez mais o padrão de ensino que mantém em suas 3 Escolas no estado de São Paulo (Vila Matilde, Porto Feliz e Salto), como referência de qualidade reconhecida durante toda a sua história. Perante a legislação vigente concede bolsas de estudos seguindo critérios estabelecidos na Lei 12.101/2009.

- Escola São José de Vila Matilde

- Escola São José de Porto Feliz

- Escola Sagrada Família

 

Já na área da Assistência Social o Instituto das Filhas de São José possui 2 Unidades Sociais (Santa Rita do Passa Quatro e Tatuapé) ao qual prestam Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, totalmente gratuitos, conforme legislações pertinentes (LOAS, CNAS, SUAS, Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, entre outros), baseados no protagonismo e na busca do provimento dos mínimos sociais, na autonomia e procurando universalizar os direitos sociais, tornando o indivíduo alcançável pelas demais Políticas Públicas Sociais.

Público alvo: São atendidas Crianças, Adolescentes, Jovens e seus Familiares em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.