São José, Artesão da Paz!

1º dia: Tema – São José e os Leigos

“Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14)

Neste primeiro dia da Novena em preparação à Festa de São José acolhemos e saudamos com carinho cada um de vocês. Como irmãos que reconhece em São José um pai de Família, pai da nossa Família cristã e eclesial. Vamos nos dispor a aprender de São José: aprender do seu silêncio ativo, da sua coragem pronta e generosa. Vamos aprender de São José, o homem simples, o leigo a quem Deus confiou os seus maiores tesouros – Maria e Jesus. Rezemos em especial oração a todos os leigos e leigas todos nós Povo de Deus que, respondendo aos desafios do Reino inaugurado por Jesus caminha passo a passo inseridos na realidade, procurando construir um mundo mais fraterno, sendo no nosso cotidiano sal da terra e luz do mundo.

Hoje apresentamos ao Senhor as diversas pastorais de nossa paróquia. Cada pastoral se apresenta diante do altar do Senhor com um avental – símbolo do serviço que buscamos viver. À semelhança do carpinteiro José de Nazaré, que o nosso serviço seja disponível, generoso, sem busca de glórias e honras mas na simples disponibilidade de quem aprendeu a doar a vida pelos irmãos sem pretensões. Assim como José, na pura vontade e simplicidade de fazer o bem.

Lembra-te, ó puríssimo esposo de Maria Virgem, ó doce protetor meu, São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado a tua proteção e implorado o teu socorro, não fosse por ti atendido.

Com esta confiança venho à tua presença e a ti fervorosamente me recomendo. Não desprezes as minhas súplicas, ó Pai adotivo do Redentor, mas acolhe-as piedosamente. Amém.


destaque
recentes