Conhecendo um pouco sobre a vida e os ensinamentos do Padre Luís Caburlotto - 29 de 30

29_de_30_Confidências_do_Pe._Luís_-_Dia_14_de_maio.jpg

Veneza: 1849


Eu morava com os meus Pais e minha irmã Elisabetta, desde 1843, quando fui enviado a auxiliar o Pároco de S. Giacomo dall’Orio. Em março de 1848, Veneza se libertou dos austríacos...

Percebia que meu pai Angelo e a mãe Elena estavam preparados:

Nascidos na Sereníssima República, ele aprendeu a típica Profissão de Gondoleiro, habilidade de Família, ela uma arte especialmente fina de transformar lâminas de ouro em fio.

Casaram-se na Igreja de São Jeremias, o tempo em que a República se tornara austríaca, por alguns anos, depois francesa, e novamente austríaca. Nessa época nascemos nós; os filhos, doze. Mas vivemos somente seis. Eu tinha seis anos de Padre. Tempos difíceis, corria desde a manhã até a noite para ajudar a todos, principalmente os mais pobres. O povo estava cansado dos Austríacos. Compreendíamos que em toda a Europa, explodiam manifestações de revoltas. Os venezianos se libertaram daquele domínio estrangeiro, há alguns meses, mas agora estávamos assediados.

Separados do mundo, sem recursos, atingidos pelas bombas, esfomeados e doentes de “cólera”, parecíamos estar reduzidos ao fim. Precisava entregar-nos.

Quantos funerais naquele ano. Até o Pároco Dom Vincenzo Gallo faleceu. O povo me dizia de me tornar Pároco, porque, desde alguns anos, já conhecia o local. Mas eu tinha apenas 32 anos. E diziam: Ele nos quer bem; qual Padre poderá desejar esta Paróquia tão pobre, de periferia, com a metade da população vinda da zona rural ou das ilhas?

Não conseguia me decidir: muitas urgências pastorais e sociais, um trabalho além das minhas possibilidades...

Porém um pensamento preocupante me apertava o coração, e vinha crescendo comigo, já de alguns anos: os filhos daquela gente boa e pobre viviam pelas ruas, abandonados a si mesmos. Era urgente fazer alguma coisa por eles. Cabia aos Sacerdotes, já que ninguém fazia nada. Competia a mim. Sim queria me tornar Pároco.

#beatificaçãopadreluíscaburlotto

destaque
recentes