Unidades de Assistência Social / Recanto Juvenil Santa Rita

 

Recanto Juvenil Santa Rita

Identificação do Serviço Socioassistencial: Proteção Social Básica - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Endereço: Rua Madre Carmelita, 943 – Bairro Bela Vista - Santa Rita do Passa Quatro/SP - CEP: 13670-000

Contato: (19) 3582-2556 - CNPJ: 62.013.552/0010-82

Curta a página no Facebook

 

Ano de Fundação: 1986

 

História: Em 1927 chegaram da Itália as Irmãs Filhas de São José, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP. No mesmo ano iniciaram seu trabalho com crianças, adolescentes e jovens na educação e instrução na Escola Pública, na promoção e na formação humana através da Assistência Social atuando nos vários segmentos da Comunidade local, conforme o Carisma educativo do Instituto das Filhas de São José do Caburlotto. Em pouco tempo este Carisma educativo, herdado do Padre Luis Caburlotto, se expandiu em São Paulo, Ribeirão Pires, Porto Feliz, Salto, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Em 1936 as Irmãs do Instituto das Filhas de São José, sentindo a problemática da pobreza na periferia do município de Santa Rita do Passa Quatro e o abandono de muitas crianças e adolescentes aos poucos foram reformulando o Projeto educativo incluindo as ações sociais em favor das meninas abandonadas em regime de abrigo moradia e semi-abrigo, sendo este também para os meninos. Com o desenvolvimento e atuação do trabalho social, nasceu em 1986 o Recanto Juvenil Santa Rita para os adolescentes de 11 a 16 anos do sexo masculino. Foi à forma que o Instituto das Filhas de São José encontrou para responder pontualmente à urgente necessidade da sociedade local que carecia de entidades para a formação de adolescentes nesta faixa etária. Numa primeira fase o Recanto desenvolveu Projetos de abrigo moradia e semi-abrigo. Em 2011 seguindo a Politica da Assistência Social na prestação de Serviços de Proteção Social Básica e a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais (Resolução 109/2009 do CNAS), o Instituto das Filhas de São José decidiu encerrar as atividades de abrigamento e incrementar o Projeto de Ações Socioassistenciais.

 

Projeto desenvolvido na Unidade: Projeto de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - possui como objetivo o desenvolvimento das Oficinas: Click no Social, Educarte, Som e Vozes, Esporte e Cultura, Educação Ambiental, Roda do Saber e o Acolher.

 

Público Alvo: São atendidas Crianças, Adolescentes e Jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social.