quem somos / Padre Luís Caburlotto

 

Beato Padre Luís Caburlotto

 

Ludovico Gaspar Paulo Caburlotto (1817-1897) foi um sacerdote atuante na diocese de Veneza, pároco por vinte e dois anos em ‘San Giácomo dall’Ório’ e, por um período mais longo, empenhado na obra educativa.

Como sacerdote, preocupou-se com a situação social e moral da população, especialmente das crianças e jovens abandonados, realidade marcante nas ruas de sua cidade.

Assim sendo, Padre Luís dedicou a sua vida à educação das crianças e jovens, sendo chamado de “apóstolo da educação”. Criou obras de caridade e escolas, com o apoio de algumas catequistas, as primeiras Irmãs Filhas de São José do Caburlotto, desenvolvendo ações educativas marcadas pelo especial sentido dado por ele à educação – “educar é arte do coração”.

Em 1994, ao proclamar as virtudes heroicas do Padre Luís Caburlotto, o Papa João Paulo II, afirmou: Padre Luís “deixou-se conduzir, em tempos difíceis, pelo apelo evangélico de fazer-se educador, pai das crianças e dos jovens provados pela pobreza e o abandono. A experiência ensinara-lhe quanto são importantes a educação e a instrução escolar, também em vista da evangelização. Por isso, dedicou-se com incansável zelo à fundação de escolas populares e de institutos de formação.”

Hoje, o Instituto das Filhas de São José prossegue, com tenacidade, inteligência e generosa dedicação, atuando em correspondência ao carisma e missão herdados do Padre Luís, a serviço da sociedade que hoje se configura por tantos e diferentes desafios.