quem somos / Filhas de São José do Caburlotto

 

Filhas de São José do Caburlotto

 

O Instituto das Filhas de São José do Caburlotto foi fundado pelo Padre Luís Caburlotto, em Veneza – Itália, no dia 30 de abril de 1850. É um Instituto Religioso de vida Consagrada, aprovado como Instituto de Direito Pontifício com o decreto de 1º de março de 1911 da Sagrada Congregação dos Bispos e Regulares hoje denominada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica.

A missão carismática das Filhas de São José indicada pelo fundador é a de educar. Dedicam especial atenção à juventude feminina, necessitada de cuidado social, moral e cultural (Constituições das Filhas de São José, 10).

O Instituto iniciou a sua missão no Brasil, em 12 de junho de 1927, quando a Superiora geral formou oficialmente uma comunidade religiosa em Santa Rita do Passa Quatro – SP. No decorrer do tempo, a comunidade foi se desenvolvendo com a entrada de novos membros e se instituiu a jurisdição regional. Em 22 de maio de 1988, foi constituído canonicamente, com a declaração da Superiora geral, a jurisdição provincial: “Província Sagrada Família”.

Hoje as Irmãs estão inseridas em oito comunidades no estado de São Paulo, onde elas desenvolvem o carisma, através da educação nas Escolas, nas Assistências Sociais e Pastorais em Paróquias, especialmente na catequese, animação litúrgica, formação de agentes pastorais etc.

Buscando oferecer às jovens um caminho de descoberta ao chamado de Deus para suas vidas, conscientes do DOM recebido com a vocação à Vida Religiosa, as Irmãs propõem às jovens que desejam conhecer mais de perto esta vocação uma pastoral vocacional adequada aos diversos contextos culturais onde atuam.

 

Madre Edna Aparecida Gadoti

Superiora Provincial da Província Sagrada Família no Brasil