quem somos / História

 

História

O Instituto das Filhas de São José é uma associação religiosa, civil sem fins lucrativos, entidade beneficente de caráter educacional e de assistência social, fundada em 12 de Junho de 1927.

 

Origem do Instituto

O Instituto das Filhas de São José originou-se em 1850, na Itália, pela solicitude pastoral do sacerdote veneziano, Padre Luís Caburlotto (1817-1897) que, em tempos difíceis, reconheceu nas crianças, primeiras vítimas da miséria material e moral na Itália daquela época, um apelo preciso de Deus para socorrê-las, mediante uma instituição educativa.

Para iniciar a obra educativa, valeu-se da colaboração de Maria Vendramin (Madre Maria Josefa) e de outras jovens, que descobriram nesse serviço o caminho para realizar a própria vocação de consagração a Deus.

 

O Instituto no Mundo

A semente lançada no coração de Veneza germinou e frutificou em vários países.

Hoje, existem cerca de 200 Irmãs Filhas de São José do Caburlotto, em diversas comunidades situadas na Itália, no Brasil, nas Filipinas e no Quênia.

Nos quatro países onde estão presentes, as Irmãs, juntamente com os leigos que atuam nas diversas Unidades ligadas ao Instituto das Filhas de São José, iluminadas pelo seu carisma, assumem a tarefa de educar nas Unidades Escolares e de Assistência Social, atendendo a milhares de crianças, adolescentes e jovens, bem como suas famílias, em sintonia com o estilo educativo próprio do Instituto.

 

O Instituto no Brasil

No Brasil, a missão do Instituto das Filhas de São José mantém, no estado de São Paulo, Unidades Escolares (Escola São José de Vila Matilde, em São Paulo; Escola São José de Porto Feliz e Centro Cultural Irmã Elisa Ambrósio, em Porto Feliz; Escola Sagrada Família, em Salto), Unidades de Assistência Social (Lar Dom Luís Caburlotto e Recanto Juvenil Santa Rita, em Santa Rita do Passa Quatro; Casa Comunitária Sagrada Família, em São Paulo), além das Unidades de Custeio (Academia São José, em São Paulo, e Loja Cantinho do Lar, em Santa Rita do Passa Quatro). Todas essas Unidades encontram-se sob os cuidados das Unidades Religiosas existentes no Brasil, formadas pelas Irmãs Filhas de São José do Caburlotto.